quarta-feira, agosto 17, 2011

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA BREVE VISÃO SOBRE REDES DE CIDADES

*Prof. Esp. Matheus Souza
Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise sobre a promoção do desenvolvimento local realizada através da Cooperação Internacional no âmbito das redes internacionais de cidades. São discutidos os conceitos de Diplomacia Federativa, Paradiplomacia e Política Externa Federativa, assim como são apresentadas as motivações que levam as cidades a buscar maior atuação internacional sob a esfera da cooperação descentralizada. São ainda apresentadas a relação entre democracia e inserção internacional de unidades subnacionais e algumas vantagens da atuação destas em rede. Por fim, são feitas algumas observações acerca das atividades desenvolvidas pelas cidades de São Paulo e Salvador no contexto da cooperação em rede.   

Artigo na íntegra - Download


*Matheus Souza, professor do curso de Relações Internacionais da UNIJORGE e pesquisador do Instituto de Pesquisas Sociais (IPS), é formado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado e especialista em Política e Estratégia pela Universidade Estadual da Bahia.

quarta-feira, agosto 03, 2011

ATUAÇÃO INTERNACIONAL DE SALVADOR:

UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS AÇÕES INTERNACIONAIS DA PREFEITURA DE SALVADOR DE 2001 A 2008

*M.Sc. Helena Francisca Ribeiro de Araújo Santana

Resumo
O trabalho apresentado representa um esforço no sentido de compreender o fenômeno contemporâneo da busca de uma ação internacional autônoma por parte dos governos locais, entes não-centrais do sistema federalista, com destaque para o caso de Salvador no período de 2001 a 2008. A análise contempla um estudo comparativo entre as ações internacionais adotadas na segunda gestão do Governo Imbassahy (2001-2004) e a primeira gestão do Governo João Henrique (2005-2008), apontando as diferenças entre as duas gestões, sobretudo em decorrência da criação da SECRI - Relações Internacionais, ente organizacional administrativo da Prefeitura de Salvador para as relações internacionais (2005). Nesse sentido, discutimos, numa perspectiva crítica, o papel da participação das cidades no cenário internacional, as motivações que impulsionam essa atuação internacional e as implicações decorrentes dessa atuação, sobretudo para a cidade de Salvador. Também refletimos sobre as condições de ordem técnica, política, econômica, social e legal que envolvem essa ação internacional. Apresentamos possibilidades para governos locais com atuação internacional que extrapolam o tratamento dado, quase que exclusivamente por grande parte da literatura, em torno do tema às questões relativas ao comércio exterior e às negociações internacionais. Tentamos resgatar o contexto histórico da atuação internacional de Salvador e destacar aspectos da situação política e econômica recente que motivaram a intensificação de sua atuação internacional por meio da institucionalização da área internacional em 2005 através da SECRI – Relações Internacionais. Compreender o pano de fundo ideológico dessa prática, as motivações que giram em torno dessa institucionalização e a mudança de SECRI – Relações Internacionais para Assessoria de Relações Internacionais configuram o objeto do estudo ora proposto.

Dissertação na íntegra - Download

*Helena Santana, Coordenadora do curso de Relações Internacionais da UNIJORGE e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Sociais (IPS), é formada em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas da Bahia e Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador.